Histórico do Centro

Localização do Centro

Clique nesta imagem para visualizar mais...

Clique na imagem para ver mais fotos

Centro Espírita “O Semeador”

Rua Vinicio Degani, 156 – Bairro Vigilato Pereira – Uberlândia-MG

CEP 38408-630

(atrás do Clube Cajubá).

Telefone: (34) 3237-1541

Veja a localização no mapa clicando aqui.


__________________________________________________________________

fachada-shopping-park

Clique na imagem para ver mais fotos

Centro Espírita “O Semeador”

Núcleo Assistencial no Shoppink Park

Rua Ivete Cordeiro da Silva, 624 – Bairro Shopping Park

CEP 38411-510

Telefone: (34) 3253-2748

Veja a localização no mapa clicando aqui

_____________________________________________________________________


Nossa História

O Centro Espírita O Semeador nasceu de um grupo de estudiosos da Doutrina Espírita em 1989, o qual se reunia na residência do casal espírita, Dayse de Alcântara Pinto e Cristovam Alexandre Pinto Neto, em uma pequena sala aos fundos. Este casal, originado de Salvador, Bahia, residente em Uberlândia desde 1988, carinhosamente acolhia a todos que chegavam interessados em fazer parte do grupo.

Em 1994, nasceu o desejo de possuir um espaço físico próprio, um Centro Espírita. A dirigente do grupo, Sra. Dayse, tomou as providências para a documentação necessária, e em 19/08/1994 procedeu a fundação oficial do Centro com o nome de Centro Espírita “O Semeador”. Tornou-se a 1ª.  Presidenta e permanece no cargo para o qual vem sendo reeleita. O Sr. Cristovam sempre atuou no atendimento espiritual, dada a sua sensibilidade, orientando e consolando aqueles que o procuram com aflitivos problemas.

Desde 1994, o grupo tratou de trabalhar com eventos para arrecadação de fundos a fim de comprar um terreno para a construção da sede própria. Foram feitos: bazares, almoços, festivais de sorvete, feiras de quitutes e as pizzas que se tornaram mensais até os dias de hoje. Adquirido o terreno, começou a construção do prédio do Centro em 1995 e a sua conclusão em 1996. A partir de janeiro de 1996, mesmo com o prédio parcialmente pronto, o grupo se instalou com as atividades possíveis e, aos poucos, foram sendo criados departamentos e setores de trabalhos.

Enquanto isso desenvolvia-se um projeto ao lado do Centro. Foi preciso intensificar os meios de arrecadação para a compra de novo terreno e construção de um novo prédio, com objetivo de fazer um salão para sopa e salas que vieram a ser ocupadas por colegas voluntários, médicos e dentistas, que formaram um ambulatório para atender gratuitamente a população carente. Este trabalho foi coroado de pleno êxito e continua em franco progresso.

Com o aumento do número de crianças, o grupo, tendo sempre à frente a Sra. Dayse de Alcântara, empenhou-se na compra do 3º. Terreno ao lado dos demais, para atender melhor à Evangelização Infantil, Estudos Doutrinários, Cursos de Promoção Humana e Bibliotecas para adultos e crianças.

O prédio foi concluído em 2002, e os trabalhos para angariar os meios financeiros, continuaram, a fim de garantir a compra de aparelhagem necessária, de móveis e manutenção. Porém, em 2004, a instituição seria acrescida de um novo projeto. A presidenta, com anuência da Diretoria, sentiu necessidade de levar à periferia da cidade, a evangelização para crianças e adultos, além da assistência material. Foi escolhido o bairro Shopping Park por ser um bairro que, há algum tempo, já era assistido pelo “Semeador”. Foi feita a compra de dois terrenos e construído o Núcleo Assistencial, inaugurado em 2006. Os trabalhadores implantaram suas atividades e transformaram o Núcleo Assistencial em um Centro Espírita, que oferece excelentes condições de atendimento à comunidade local.

Ao lado de tantos esforços e empenho dos trabalhadores, é importante salientar que pessoas generosas, doadoras de recursos e materiais, possibilitaram agilizar as obras. Após anos vividos com gratificantes trabalhos, todos podem comprovar o quanto a Espiritualidade Maior colaborou, inspirando e tornando possível esta obra que é de Jesus.

Evangelizar é a grande meta do grupo, que busca auxiliar as pessoas, torná-las mais felizes e, como consequência, a Humanidade.

Matéria publicada no Jornal Sementes, No. 1 (abr/mai/jun-2008).

___________________________________